segunda-feira, 9 de março de 2009


Nova mira do Irã: alvos nucleares em Israel

Pela primeira vez em sua guerra de palavras, Teerã aponta instalações específicas no território inimigo.
Agências - 4/3/2009 - 23h24
Reuters


O Irã já tem mísseis capazes de atingir instalações nucleares israelenses, revelou ontem o chefe militar iraniano, o general Mohammed Ali Jafari, sinalizando ainda que, se atacado, Teerã retaliará o Estado judaico.
"Hoje... o Irã tem mísseis com alcance de 2 mil quilômetros, e com base nisso toda a terra israelense, inclusive as instalações nucleares do regime, estão ao alcance dos nossos mísseis", afirmou o general, em declarações transmitidas pela agência Isna.
O Irã costuma dizer que possui mísseis capazes de atingir Israel, mas nunca havia mencionado alvos tão específicos.
O analista de defesa Paul Beaver questionou se os mísseis poderiam atingir alvos tão distantes com precisão. "Eu ficaria muito surpreso se o Irã já tiver atingido tal nível de sofisticação", disse ele em Londres.
Por sua vez, Israel, supostamente o único país do Oriente Médio com armas nucleares, minimizou as declarações. "Não é nossa prática responder a cada declaração beligerante e extrema da liderança iraniana", disse o porta-voz do governo israelense, Mark Regev.
Jafari, que comanda a Guarda Revolucionária, disse ainda que o Irã tem força militar suficiente para deter qualquer ataque de Israel ou dos EUA.
Israel não descarta uma ação militar caso a diplomacia não baste para convencer o Irã a suspender seu programa nuclear. Washington tampouco descartam a via do conflito, embora o presidente Barack Obama tenha oferecido um diálogo direto caso o Irã "descerre seu punho".
O Irã, quarto maior produtor de petróleo, diz que o objetivo do seu programa nuclear é apenas gerar eletricidade com fins civis, mas não consegue convencer o Ocidente sobre a natureza pacífica do programa, que já foi alvo de três pacotes de sanções da ONU.

Nenhum comentário: