segunda-feira, 9 de março de 2009

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Quinta-Feira, 26 de fevereiro de 2009 – O Estado de São Paulo – Caderno NEGÓCIOS – Pag. B13

Mitsubishi troca fábrica japonesa por brasileira

Para fugir dos custos maiores no Japão, grupo estuda transformar o Brasil em base de exportação.

A Mitsubishi deve transferir parte de sua produção do Japão para o Brasil. A intenção é reduzir o impacto do fortalecimento da moeda japonesa, o iene, em seus custos de produção. O modelo mais cotado para ser feito no país é o Pajero, cujas versões TR4 e Sport já são montadas em Catalão (GO). A transferência foi divulgada pelo jornal japonês Nikkei. Segundo a publicação, a empresa quer fazer do País sua base de exportação para a América Latina.
Em nota, a MMC Automotores, representante local da Mitsubishi, disse que “há algum tempo tem se estudado alternativas de modelos que pudessem ser produzidos no Brasil”. Segundo a nota, estão sendo analisados quatro modelos - três deles devem ser produzidos no País, sendo alguns com potencial de exportação para América Latina e Caribe.
“Dentro de 60 dias, a MMC deverá anunciar qual o primeiro modelo selecionado e os demais, até o fim do ano”, informa a nota, acrescentando que “os elevados padrões de qualidade e tecnologia da unidade de produção brasileira foram fatores determinantes para a consolidação dessa estratégia”.
A MMC pertence ao empresário brasileiro Eduardo Souza Ramos, que em 1998, obteve um contrato de transferência de tecnologia da Mitsubishi e construiu a fabrica goiana, abastecida com peças da matriz. Todo investimento realizado no projeto, de cerca de R$ 850 milhões, foi bancado por ele.
A Mitsubishi, segundo a reportagem do Nikkei, teria escolhido o Brasil em razão dos acordos comerciais que o País mantém com o Mercosul e com o México, que isentam as exportações de veículos de impostos.
O grupo quer aumentar a produção de veículos no País de maneira progressiva, até chegar aos 50 mil veículos anuais. Hoje, a produção local do Pajero TR4 , Pajero Sport e da picape L200 não chega a 30 mil unidades. O Pajero Full e o Outlander vêm do Japão.
O grupo Mitsibishi projeta prejuízos de US$ 670 milhões no ano fiscal que termina no fim de março, depois de enfrentar quedas das vendas em mercados globais e o fortalecimento do iene. A produção global da Mitsubishi em janeiro foi de 53,3 mil veículos, 53,9% menos que em igual mês de 2008.
O presidente do grupo, Osamu Musako, disse que a companhia pretende voltar ao lucro no próximo exercício, mas descartou alianças e fechamento de fábricas.
A unidade brasileira também enfrenta problemas com a crise. Em setembro, um mês após ter criado o segundo turno de trabalho, com contratação de 150 pessoas, demitiu 130. Em 2008, a marca vendeu no país 41,1 mil veículos, o equivalente a 1,54% do mercado de carros e comerciais leves – foram 19 mil L200 e 18 mil Pajero .

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